Agri

Ministra Verónica Macamo Dhlovo na Sessão de abertura do Conselho de Ministros da SADCMinistra Verónica Macamo Dhlovo na Sessão de abertura do Conselho de Ministros da SADC“A principal medida continua a ser a prevenção. Devemos olhar para as medidas de prevenção como a coisa mais importante”, disse a jornalistas a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dhlovo, em Maputo, após a cerimónia de abertura da sessão do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), evento que decorreu via videoconferência, realizada na quarta-feira, dia 18 de Março de 2020.

A Ministra Dhlovo afirmou que caso o número de infectados pelo coronavírus na SADC venha a aumentar, o governo moçambicano vai paulatinamente tomar medidas, sobretudo a interditação de entrada através dos aeroportos em todo o país.

 

Na ocasião, a responsável pela pasta da diplomacia moçambicana revelou que Moçambique vai assumir a presidência rotativa da SADC a partir de Agosto próximo, quando acolher a respectiva cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização.


Videoconferência da Sessão do Conselho de Ministros da SADC Videoconferência da Sessão do Conselho de Ministros da SADC No encontro, a Ministra Verónica Macamo Dlhovo e os ministros dos Negócios Estrangeiros da região debateram oito pontos de agenda, entre os quais a pandemia do Coronavírus, a Operacionalização da Universidade Virtual de Transformação da SADC, Desenvolvimento do Programa Regional de Gás, bem como a Organização Regional do Turismo da África Austral.


Por seu turno, a Secretária Executiva SADC, Stergomena Tax, felicitou os Estados Membros desta organização pelas medidas rigorosas tomadas em resposta a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apelando a todos os cidadãos da região para que respeitem-nas e desempenhem o seu papel na componente de prevenção. Reiterou no discurso na sessão de abertura do Conselho de Ministros da organização regional que a industrialização continua a ser prioridade absoluta da região.

O Conselho de Ministros da SADC foi realizado em videoconferência como uma forma de evitar a propagação do Coronavírus. (UCI)