Ministra Verónica Macamo Dhlovo na Sessão de abertura do Conselho de Ministros da SADC“A principal medida continua a ser a prevenção. Devemos olhar para as medidas de prevenção como a coisa mais importante”, disse a jornalistas a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dhlovo, em Maputo, após a cerimónia de abertura da sessão do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), evento que decorreu via videoconferência, realizada na quarta-feira, dia 18 de Março de 2020.
A Ministra Dhlovo afirmou que caso o número de infectados pelo coronavírus na SADC venha a aumentar, o governo moçambicano vai paulatinamente tomar medidas, sobretudo a interditação de entrada através dos aeroportos em todo o país.
Na ocasião, a responsável pela pasta da diplomacia moçambicana revelou que Moçambique vai assumir a presidência rotativa da SADC a partir de Agosto próximo, quando acolher a respectiva cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização.
Videoconferência da Sessão do Conselho de Ministros da SADC No encontro, a Ministra Verónica Macamo Dlhovo e os ministros dos Negócios Estrangeiros da região debateram oito pontos de agenda, entre os quais a pandemia do Coronavírus, a Operacionalização da Universidade Virtual de Transformação da SADC, Desenvolvimento do Programa Regional de Gás, bem como a Organização Regional do Turismo da África Austral.
Por seu turno, a Secretária Executiva SADC, Stergomena Tax, felicitou os Estados Membros desta organização pelas medidas rigorosas tomadas em resposta a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apelando a todos os cidadãos da região para que respeitem-nas e desempenhem o seu papel na componente de prevenção. Reiterou no discurso na sessão de abertura do Conselho de Ministros da organização regional que a industrialização continua a ser prioridade absoluta da região.
O Conselho de Ministros da SADC foi realizado em videoconferência como uma forma de evitar a propagação do Coronavírus. (UCI)