Ministro José Pacheco na assinatura de acordos com o Embaixador do Japão acreditado em Maputo, Toshio IkedaMinistro dos Negóciso Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, rubricou, na segunda-feira, dia 20 de Agosto corrente, em Maputo, a Troca de Notas sobre a Concessão do Donativo para o Projecto de Melhoramento dos Centros Vocacionais em Moçambique e o respectivo Acordo para a disponivilização dos fundos, com o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, Toshio Ikeda e o representante da Agência Japonesa para a Cooperação Internacional (JICA), Hiroaki Endo.
Através dos instrumentos jurídicos assinados o Japão vai dizponibilizar 480 milhões de meticais que serão destinados e reabilitação e apetrechamento de centros de formação profissional da Machava, província de Maputo, de Quelimane, na Zambézia, e de Nacala, província de Nampula.
O Ministro Pacheco considerou que o donativo representa uma valiosa contribuição aos esforços do Governo de Moçambique na prossecução dos objectivos de desenvolvimento económico e social inscritos no Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, com destaque na prioridade da agricultura, infra-estruturas, energia e turismo.
“O desenvolvimento dos recursos humanos é uma prioridade e aposta séria e firme do Governo de Moçambique, porque permite remover barreiras e habilitar a nossa mão-de-obra para que seja competitiva e preferencial para ocupar espaços técnicos e de gestão nos pequenos, médios e grandes investimentos” disse.
Segundo o responsável pela pasta da diplomacia moçambicana a materialização do Projecto de Melhoramento de Centros Vocacionais vai gerar um impacto positivo na esfera do trabalho, emprego e segurança social ao impulsionar a capacitação e formação profissional de recursos humanos e, deste modo, contribuir para a disponibilização de mão-de-obra qualificada e especializada, para as diferentes frentes de trabalho”. (UCI)