Ministro José Pacheco assina acordo com o Embaixador da Palestina acreditado em Moçambique, Fayez Abdul Jawad“Acreditamos que o Memorando vai dinamizar o florescimento e consequentemente, a consolidação de níveis elevados de cooperação, sobretudo, quando se tem em consciência que Moçambique e Palestina têm sabido promover laços de longa data, de amizade, cooperação política, diplomática e de solidariedade consubstanciados no apoio à justa causa do Povo Palestino pela sua autodeterminação e independência” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.
O Governante fez este pronuciamento no discurso proferido após a assinatura de um Memorando de Cooperação entre os governos Moçambique e da Palestina, que abrange os domínios da saúde, agricultura, recursos minerais e água. O Instrumento jurídico foi rubricado pelo Ministro José Pacheco e pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Estado da Palestina acreditado em Moçambique, Fayez Abdul Jawad.
Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a cerimónia constitui um marco histórico por ser a primeira vez que testemunhamos a assinatura de um Memorando de Cooperação entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da República de Moçambique e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Expatriados do Estado da Palestina.
Considerou que o documento assinado é um instrumento jurídico indispensável que orientará a materialização dos esforços colectivos empreendidos pelos governos moçambicano e palestino com vista a criação de condições para a viabilização das potencialidades de cooperação. (UCI)