Ministro Baloi discursa na cerimónia de abertura do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa“O Governo de Moçambique tem a imprensa como um parceiro fundamental no quadro das suas acções de desenvolvimento. A importância que o Governo atribui a uma imprensa livre, independente e pluralista pode ser também ilustrada pela a nossa postura de diálogo e abertura com os media na prestação de informação sobre as principais problemáticas que afectam o País”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, na quarta-feira, dia 03 de Maio corrente, em Maputo, no discurso de abertura da celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
O Governante destacou o papel da imprensa como parceiros do Governo nos esforços tendentes ao desenvolvimento da sociedade . “Que a liberdade de imprensa continue a ser o vosso baluarte e meio para uma maior contribuição nos esforços de desenvolvimento do nosso país, garantindo um maior acesso à informação, transparência, participação e educação de todos os moçambicanos” acrescentou.
Na ocasião, o Ministro Baloi reafirmou o compromisso do governo moçambicano em continuar a trabalhar para garantir as condições necessárias para a prevalência de um ambiente em que os jornalistas possam realizar o seu trabalho em liberdade e independência.
O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana defendeu, também, a necessidade de o cidadão ser dotado de um sentido suficientemente crítico para fazer dessa informação um recurso importante do exercício da sua cidadania.
Este ano, a efemeriade foi assinalada sob o lema “Mentes críticas para momentos críticos: o papel dos medias para o desenvolvimento de uma sociedade pacífica justa e inclusiva”. O Ministro Oldemiro Baloi dirrigiu a cerimónia do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em representação ao Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.