Agri

A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, deslocou-se à cidade de Praia, Cabo Verde, onde vai avaliar, com os seus pares dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Timor Leste e União Europeia, o estágio de implementação do Programa Indicativo Plurianual, no quadro do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).


A avaliação será feita na 12ª Reunião dos Ordenadores Nacionais dos PALOP, Timor Leste e União Europeia, que terá lugar na capital cabo-verdiana, de 7 a 9 de Dezembro corrente.


À margem do encontro, a Vice-Ministra Mondlane agendou a assinatura de um protocolo de cooperação com o Vice-Presidente do Instituto Camões, Gonçalo Teles Gomes, sobre a execução do sistema de certificação electrónica do Estado, e várias reuniões de consulta com alguns chefes das delegações participantes ao fórum.


A preceder a reunião em Cabo Verde, a Vice-Ministra moçambicana fez-se presente à 104ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros do Grupo de Países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP), que decorreu em Bruxelas, Bélgica, de 28 a 30 do passado mês de Novembro.


Em Bruxelas, os ministros realizaram consultas sobre questões comerciais, referentes à comercialização do algodão, açucar e banana, avaliaram o grau de implementação das decisões das sessões permanentes e concertaram posições sobre os interesse dos Países ACP, no âmbito do Acordo de Cotonu com a União Europeia.