Foto de família da 4ª Cimeira África-Árabe em Malabo, Guiné EquatorialCom o objectivo de promover, fortalecer e acompanhar a cooperação intercontinental, realizou-se em Malabo, capital da Guiné Equatorial, a 4ª Cimeira África-Árabe, subordinada ao lema: “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável e Cooperação Económica”.
Embaixador Manuel Gonçalves na Cimeira África-Árabe
Chefiou a delegação moçambicana à cimeira, o Embaixador de Moçambique na Etiópia e União Africana, Manuel Gonçalves, em representação do Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi.
A cimeira foi precedida por quatro reuniões, nomeadamente: Fórum Económico África-Árabe, Reunião dos Altos Funcionários África-Árabe, Reunião Conjunta dos Conselhos dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Reunião dos Ministros da Economia, Finanças e Comércio.
Cimeira África-Árabe em Malabo, Guiné EquatorialCo-presidida pelo Presidente do Chade e Presidente em exercício da União Africana, Idriss Deby Itno, e pelo Presidente da Mauritânia e Presidente em exercício da Liga dos Estados Árabes, Mohamed Ould Abdel Aziz, a cimeira, para além de ter decidido que a próxima reunião terá lugar na Arábia Saudita, em 2019, adoptou os seguintes documentos de relevo: a Declaração de Malabo, que enaltece a necessidade de desenvolver e aprofundar os laços de cooperação nas áreas política, económica, desenvolvimento do capital humano e a cooperação socio-cultral entre as duas partes; e a Declaração sobre a Palestina, que reafirma o direito inelienável do povo palestino à independência e autodeterminação e estabelecer um estado independente. (UCI)