Agri

Embaixador Gamaliel Munguambe na incineração de  marfim e cornos de rinoceronte em Hanói, VietnameEmbaixador Gamaliel Munguambe na incineração de marfim e cornos de rinoceronte em Hanói, VietnameO Embaixador de Moçambique no Vietname, Gamaliel Munguambe, testemunhou a incineração de duas toneladas de marfim, sete dezenas de cornos de rinoceronte e várias ossadas de tigre confiscados ao trãfico ilegal, evento ocorrido na tarde de sábado, dia 12 de Novembro corrente, em Hanói, capital da República Socialista do Vietname.

O acto público foi dirigido pelo Vice-Ministro vietnamita de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ha Cong Tuan, e contou com a presença do embaixador moçambicano e dos chefes das missões diplomáticas da Grã-Bretanha e Laos e de representantes de várias organizações internacionais.

A incineração ocorre nas vésperas da Conferência de Hanói sobre o Comércio Ilegal de Fauna Bravia, organizada pelo Governo do Vietname, que tem lugar na capital vietnamita, nos próximos dias 17 e 18 de Novembro.

O Embaixador Munguambe participará na reunião em representação do Governo moçambicano. Nos últimos anos, Moçambique e o Vietname reforçaram os laços de cooperação no combate ao comércio ilegal de fauna bravia, face ao incremento do tráfico ilegal de marfim e cornos de rinoceronte prevalecente na África Austral e Ásia.