Ministros Baloi e Mushikiwabo trocam pastas após a assinatura do acordo de cooperaçãoOs Presidentes Filipe Jacinto Nyusi e Paul Kagame acordaram em reactivar o acordo geral de cooperação bilateral assinado em 1990. O entendimento foi alcançado em Maputo durante as conversações moçambicano-ruandesas, no quadro da visita de Estado que o presidente ruandês efectuou a Moçambique, nos dias 24 e 25 de Outubro corrente.
Falando à imprensa, após as conversações bilaterais, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, afirmou que embora o acordo geral exista há vinte e seis anos, a comissão mista, um dos mecanismos da sua execução, nunca se reuniu. Explicou que a reactivação daquele instrumento jurídico de cooperação passa necessariamente pela realização da primeira reunião da comissão mista, prevista para o primeiro trimestre de 2017.
Um grande sinal da revitalização das relações entre os dois países foi a assinatura pelo Ministro Baloi e pela Ministra ruandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Louise Mushikiwabo, de um acordo que formaliza as consultas políticas nos planos bilateral, regional, continental e internacional.
Durante as conversações, os dois países fizeram uma revisão dos sectores passiveis de cooperação, nomeadamente politica e diplomacia, justiça, agricultura, administração estatal, recursos minerais, cultura e turismo.