Agri

Ministro Oldemiro BaloiMinistro Oldemiro Baloi“Inclusão conquista-se com o trabalho árduo, não se oferece” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, na Conferência Internacional dos Profissionais do Secretariado da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e Seminário Nacional da Associação das Secretárias e Secretários de Moçambique (ASSEMO), na manhã terça-feira, dia 06 de Setembro corrente, em Maputo.


O Ministro Baloi considerou que apesar de a maioria dos membros da associação serem mulheres, o facto de existirem homens na mesma, torna a ASSEMO uma das organizações mais inclusivas, na perspectiva do género, o que é digno de louvor. “O carácter heterogéneo da ASSEMO, apesar de congregar uma esmagadora maioria de mulheres, constitui uma peculiaridade que a torna ilegível como destinatária das estratégias e políticas de promoção da igualdade de género e do empoderamento” acrescentou.


O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana afirmou que os profissionais de secretariado devem ter uma visão geral e holística da organização, cultivar as relações pessoais e as habilidades com pessoas e ter a capacidade de perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução científica e tecnológica que lhes permita resolver os problemas inerentes ao seu trabalho e a melhorar a qualidade e a produtividade dos serviços da organização.


“A globalização trouxe consigo, igualmente, uma crescente visibilidade das organizações o que as expõe à interações com os não falantes da língua portuguesa. Nesta interação, o papel do secretariado é fundamental, sendo por isso, de suma importância o domínio de um segundo idioma”.

Refira-se que a Conferência Internacional dos Profissionais do Secretariado da CPLP tem como tema “Por um Secretariado Inclusivo e Dinâmico, Orientado ao Desenvolvimento da CPLP” e decorre num ano em que a comunidade dos falantes da língua portuguesa celebra o seu 20o aniversário. (UCI)