Líderes participantes da 18ª reunião do Comité Ministerial do Orgão da SADCO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que a consolidação da arquitectura regional de paz e segurança deve merecer atenção permanente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Ao discursar na sessão de abertura da 18ª reunião do Comité Ministerial do Orgão da SADC, o Presidente Nyusi sublinhou que “a visibilidade da acção colectiva da região da SADC nas esferas económica, social e política é uma referência continental”.
O Chefe de Estado moçambicano procedeu a abertura deste encontro em Maputo, na manhã de sexta-feira, dia 5 de Agosto corrente, na qualidade de presidente do Orgão da SADC para a Cooperação nas Áreas de Política e Defesa e Segurança. Na sua intervenção, o Presidente moçambicano instou os participantes à reunião a debaterem profundamente os desafios impostos pelos processos eleitorais, o fenómeno do extremismo, o crime organizado transnacional e a crescente apetência pelos recursos da região austral do continente africano.
Presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a reunião teve o propósito principal de passar em revista a situação sócio-política da região e avaliar o grau de cumprimento das decisões da última reunião do Comité Ministerial do Órgão, realizada em Julho de 2015, em Prétoria, República da África do Sul.
Subordinada ao lema ʺContribuindo para a Paz, Estabilidade e Segurança na SADCʺ, o encontro fez convergir à capital moçambicana os ministros dos pelouros de negócios estrangeiros, interior, defesa e segurança dos 15 Estados membros da organização.
Os ministros responsáveis pelo pelouro do género na região também se fizeram presentes em Maputo, tendo debatido a problemática da violência sobre a mulher, assunto assumido, de acordo com o Ministro Baloi, como de segurança nacional pelos governos da região da África Austral. (UCI)