Agri

Líderes participantes da 18ª reunião do Comité Ministerial do Orgão da SADCLíderes participantes da 18ª reunião do Comité Ministerial do Orgão da SADCO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que a consolidação da arquitectura regional de paz e segurança deve merecer atenção permanente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Ao discursar na sessão de abertura da 18ª reunião do Comité Ministerial do Orgão da SADC, o Presidente Nyusi sublinhou que “a visibilidade da acção colectiva da região da SADC nas esferas económica, social e política é uma referência continental”.

 

O Chefe de Estado moçambicano procedeu a abertura deste encontro em Maputo, na manhã de sexta-feira, dia 5 de Agosto corrente, na qualidade de presidente do Orgão da SADC para a Cooperação nas Áreas de Política e Defesa e Segurança. Na sua intervenção, o Presidente moçambicano instou os participantes à reunião a debaterem profundamente os desafios impostos pelos processos eleitorais, o fenómeno do extremismo, o crime organizado transnacional e a crescente apetência pelos recursos da região austral do continente africano.


Presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a reunião teve o propósito principal de passar em revista a situação sócio-política da região e avaliar o grau de cumprimento das decisões da última reunião do Comité Ministerial do Órgão, realizada em Julho de 2015, em Prétoria, República da África do Sul.
Subordinada ao lema ʺContribuindo para a Paz, Estabilidade e Segurança na SADCʺ, o encontro fez convergir à capital moçambicana os ministros dos pelouros de negócios estrangeiros, interior, defesa e segurança dos 15 Estados membros da organização.


Os ministros responsáveis pelo pelouro do género na região também se fizeram presentes em Maputo, tendo debatido a problemática da violência sobre a mulher, assunto assumido, de acordo com o Ministro Baloi, como de segurança nacional pelos governos da região da África Austral. (UCI)