Presidente Nyusi recebe Primeiro Ministro Narendra Modi“A Parceria para o Desenvolvimento entre os nossos países originará mais investimentos públicos e privados indianos nos diferentes domínios” disse o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no seu discurso durante o almoço em Maputo, em honra do Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, que efectuou uma visita oficial a Moçambique no dia 7 de Julho corrente.
Segundo o Presidente da República, a parceria entre Moçambique e Índia vai promover a transferência de tecnologias, a criação de emprego, a melhoria das condições de vida das populações e consequentemente o desenvolvimento económico dos dois países.
Destacou que a visita do Chefe do Governo indiano constitui uma indicação clara do empenho da Índia em concretizar e imprimir um maior dinamismo à parceria estratégica de desenvolvimento entre Índia e Moçambique.
Presidente Nyusi e Primeiro Ministro Indiano Narendra ModiSublinhou também que “estamos certos que o futuro testemunhará o reforço do nosso relacionamento privilegiado, alargando a cooperação para outras áreas de interesse comum, como o intercâmbio entre o sector privado indiano e o empresariado nacional com vista a fortalecer iniciativas nas áreas de agricultura, energia, turismo e infra-estruturas”.
No quadro da visita o Presidente Nyusi e o Primeiro-Ministro Modi testemunharam, após as conversações bilaterais, a assinatura de três memorandos de entendimento pelos governos de Moçambique e Índia, nos domínios de combate e prevenção do narcotráfico, produção e comercialização do feijão bóer e da juventude.
O Primeiro-Ministro Narendra Modi considerou Moçambique uma porta de entrada da Índia em África, posição ilustrada pelo início nosso país do seu périplo africano, que incluiu visitas a África do Sul, Tanzânia e o Quénia. (UCI)