Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, na assinatura dos acordos de cooperação com Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Taye AtsekselaiseO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, afirmou que “a agricultura e a indústria assumem um papel crucial na cooperação e no desenvolvimento” da Etiópia e Moçambique.
Em declarações à imprensa, depois da assinatura de dez acordos de cooperação com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Taye Atsekselaise, o responsável do pelouro diplomático moçambicano destacou que ” portanto, vamos potenciar a nossa cooperação nessas áreas”.
Para além da agricultura e indústria, estes instrumentos jurídicos de cooperação abrangem os sectores de justiça, ciência e tecnologia, turismo e cultura, transporte, comunicação, defesa, comércio, economia e finanças. Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Taye Atsekselaise, no momento da troca de pastas com os acordos assinadosA cerimónia de assinatura teve lugar na tarde de quarta-feira, dia 29 de Junho corrente, em Maputo, no decurso da visita oficial de três dias à Moçambique do Primeiro-Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Hailemariam Desalegn, à convite do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
No primeiro dia da visita, o Presidente Nyusi, manteve conversações oficiais com o Primeiro-Ministro visitante, com quem acordou o estabelecimento a breve trecho de uma comissão mista ministerial que vai servir como mecanismo de consulta em diversos assuntos de interesse comum entre os dois países. (UCI)