Presidente da República, Filipe Nyusi na audiência com o Primeiro Ministro etíope, Hailemariam DesalegnO Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que chegou o momento de Moçambique e Etiópia imprimirem maior intensidade e diversidade no seu relacionamento económico e comercial, tirando o máximo partido das oportunidades que os dois países oferecem em diversos domínios.
“Os sectores de agricultura, pecuária, saúde, ciência e tecnologia, turismo, desportos são alguns dos domínios que devemos explorar e apostar”, defendeu o Presidente da República, no discurso que proferiu no jantar que ofereceu na noite de quarta-feira, dia 29 de Junho do presente ano, ao Primeiro Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Hailemariam Desalegn.
O Primeiro Ministro etíope efectuou uma visita de três dias a Moçambique a convite do Presidente moçambicano. Durante a sua estadia em Maputo, o ilustre visitante deslocou ao Parlamento, onde foi recebido em audiência pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, visitou o Porto de Maputo, a fábrica de fundição de alumínio Mozal e a Praça dos Heróis moçambicanos e depositou uma coroa de flores.
O Presidente Nyusi salientou que a presença do líder etíope contitui “uma oportunidade de singular importância para o reforço e aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre os nossos dois povos e países irmãos”.
As relações entre Moçambique e a Etiópia foram afirmadas com o estabelecimento de relações diplomáticas em 1977, assentes em afinidades e interesses comuns. A abertura da representação diplomática de Moçambique em Addis Abeba, em 1983, constituiu o marco importante na formalização e institucionalização dos intercâmbios entre os nossos dois países. (UCI)