TICAD

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, anunciou que a cidade de Maputo vai acolher a Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), de 23 a 25 de Agosto corrente, que conta com mais de mil participantes registados. Revelou igualmente que estão confirmadas as presenças de 24 ministros dos Negócios Estrangeiros, 7 ministros de outros pelouros e 13 vice-ministros.


Em declarações a imprensa, na segunda-feira, dia 21 de Agosto, O Ministro Baloi revelou que a reunião vai debater os desafios que o continente enfrenta, nomeadamente a crise económica e financeira, a emergência do radicalismo, o surgimento de uma nova doença endemica, que é o caso do ébola, bem como os mecanismos de mitigação.


Para o responsável da pasta da diplomacia moçambicana a realização da reunião TICAD em Moçambique tem um significado importante pois é uma contribuição para a consolidação da parceria com o Japão e uma demostração do que é feito nessa cooperação bilateral, principalmente na base multilateral que a TICAD apresenta.


O Ministro Baloi evidenciou que através da Conferência TICAD foram financiados os projectos de reabilitação do Porto de Nacala, a asfaltagem da estrada Cuamba-Lichinga, a construção do Instututo de Ciências de Saúde no Infulene e a a central termo-eléctrica de gás natural de ciclo combinado na cidade de Maputo.


Confira a baixo o áudio das declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação à media.

Download Name Play Size Duration
download Ministro Baloi anuncia a realizacao da Conferencia Internacional TICAD em Maputo
4.4 MB 6:27 min