A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, reuniu na tarde de quarta-feira, dia 31 de Julho último com 30 moçambicanos residentes em Madrid, dos 500 membros da comunidade moçambicana em Espanha, dos quais 150 são estudantes.
Os 30 participantes no encontro são profissionais dos sectores de hotelaria, música, medicina, empresariado, aeronáutica, mecânica, auditoria, confissões religiosas, informática e logística.
O Frei Nelson Madoda, natural da Beira e residente em Espanha, interveio na reunião tendo dito que “o encontro foi frutífero e construtivo, apresentamos as nossas preocupações. Gostariamos que houvesse facilidade para fazer importações e redução das taxas. Falamos também da criação da associação dos moçambicanos na Espanha, estamos na fase da sua regularização”.
Em resposta às preocupações, a Ministra Macamo explicou todos os processos necessários para fazer importações e encorajou a comunidade moçambicana residente naquele país europeu a aderir ao mapeamento na diáspora, com vista a garantir a participação na vida política, social e económica em Moçambique.
Apelou para uma melhor organização da comunidade em associações, com vista a garantir maior interação com as entidades governamentais moçambicanas e sublinhou a importância de promover a diplomacia económica, com o intuito de atrair maior investimento para Moçambique e proporcionar mais postos de emprego para os jovens.
Partilhou informações sobre o processo preparatório para as eleições de 09 de Outubro, os avanços no combate ao terrorrismo e sobre as medidas adoptadas pelo Governo para a aceleração económica. Informou, ainda, sobre o trabalho em curso para o melhoramento na gestão do sector público e para o combate à corrupção. (UCI)