Agri

Ministra Verónica Macamo discursa no debate de alto nível no Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova IorqueMinistra Verónica Macamo discursa no debate de alto nível no Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova IorqueA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, apelou a uma acção urgente para proteger as cidade africanas dos desastres causados pelas mudanças climáticas.


“Se nenhuma acção urgente for tomada para proteger essas cidades, elas podem desaparecer num futuro próximo. Por isso precisamos de entre outras acções de enveredar pela prevenção investindo em habitações resilientes nas comunidades costeiras” realçou a Ministra Macamo ao discursar na terça-feira, dia 14 de Fevereiro corrente, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, no debate de alto nível com o tema “Subida do Nível do Mar: Implicações para a paz e segurança internacional”.


Na ocasião, Ministra Verónica Macamo chamou, igualmente, a atenção da comunidade internacional para “a necessidade urgente de desenvolver regras claras, ao nível internacional, para salvaguardar a certeza e a estabilidade das fronteiras, com vista a evitar novos conflitos no acesso aos recursos”.


A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação participou no evento em reposta ao convite feito por Malta, que assume a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas no mês de Fevereiro. Em Março, Moçambique assumirá a presidência rotativa deste órgão. (UCI)