Agri

À esquerda Presidente do órgão da SADC Hage Geingob e à direita a bandeira da SADCÀ esquerda Presidente do órgão da SADC Hage Geingob e à direita a bandeira da SADCA Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) distancia-se do vídeo, circulava nas redes sociais, monstrando membros das forças de defesa a atirar corpos sem vida aos em escombros em chamas.


Em declaração emitida na quinta-feira, dia 12 de Janeiro último, o Presidente da República da Namíbia e Presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, Hage Geingob, informa que “a liderança da SAMIM deu início a investigações para estabelecer as circunstâncias sobre o assunto, cujo resultado será partilhado uma vez concluídas”.

Realçou que “a SADC não compactua com os actos reflectidos no vídeo e, uma vez concluídas as investigações, a SADC tomará as medidas apropriadas, em conformidade com o Direito Internacional sobre Conflitos Armados”.


Com a devida vénia, disponibilizamos a seguir a declaração acima referida:  pdf Declaração do Presidente do Órgão da SADC SAMIM (149 KB)