Agri

À esquerda a Embaixadora Maria Manuela Lucas e à direita o Embaixador Santos ÁlvaroÀ esquerda a Embaixadora Maria Manuela Lucas e à direita o Embaixador Santos ÁlvaroO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou, em despachos presidenciais separados, na quarta-feira, dia 05 de Outubro corrente, Maria Manuela dos Santos Lucas, para o cargo de Alto Comissário da República de Moçambique na África do Sul e Santos Álvaro para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na Itália.


Antiga Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas foi, até a data da sua nomeação, Embaixadora moçambicana no Reino da Espanha, tendo servido anteriormente na mesma função na Itália, União Europeia, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Antes da sua nomeação, o Embaixador Santos Álvaro exercia funções de Director para Europa e Américas, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Coopareção e chefiou, no passado, a Embaixada de Moçambique em Angola.


No mesmo dia, o Chefe de Estado exonerou os chefes de missões moçambicanas na África do Sul, Itátia e na Espanha, respectivamente, Paulino José Macaringue, César Francisco de Goveia Júnior e Maria Manuela Lucas. (UCI)