Agri

Primeiro Ministro discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações UnidasPrimeiro Ministro discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações UnidasO Primeiro- Ministro, Adriano Maleiane, defendeu, em Nova Iorque, “a necessidade de se continuar a apostar no diálogo construtivo permanente e em acções multilaterais concertadas, por estes serem os únicos caminhos para a preservação da paz e a contínua promoção do desenvolvimento socio-ecónomico sustentável dos nossos países”.


Maleiane, discursava na sessão de alto nível na 77ª Assembleia das Nações Unidas, em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
No seu discurso reafirmou ainda que durante o seu mandato no Conselho de Segurança, Moçambique vai promover “o diálogo e resolução pacífica dos conflitos, promoção de acções de prevenção e manutenção da paz, luta contra o terrorismo, advocacia do multilateralismo, o nexo entre as mudanças climáticas e a paz e segurança”.


Reiterou o compromisso de continuar a tomar medidas para fortalecer a segurança climática e apelou a comunidade internacional a se juntar aos esforços de Moçambique e de todos os países de África “de modo a que possamos continuar a criar resiliência e capacidade adaptativa aos efeitos das mudanças climáticas em consonância com os compromissos assumidos no Acordo de Paris e no Quadro de Sendai”.

À margem do evento, o Primeiro-Ministro moçambicano entregou a mensagem do Presidente Nyusi ao Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, para testemunhar, em Moçambique, o fim da primeira fase do processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR).
Nesta viagem, Adriano Maleiane fez-se acompanhar pelos vice-ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel José Gonçalves e Manuel Bazo respectivamente. (UCI)