Agri

Embaixador Pedro Comissário no seminário de troca de experiências entre Moçambique e SuiçaEmbaixador Pedro Comissário no seminário de troca de experiências entre Moçambique e SuiçaAs missões permanentes de Moçambique e da Suíça nas Nações Unidas realizaram, em Nova Iorque, um seminário conjunto, para teocar experiências sobre o mandato dos dois países como membros não-permanentes do Conselho de Sgurança das Nações Unidas. Na reunião, que teve lugar na sexta-feira, dia 09 de Setembro em curso, os dois países trocaram impressões sobre as mudanças climáticas, a segurança e o estreitamento dos laços de amizade.


Discursando na sessão de abertura do seminário, o Representante Permanente de Moçambique em Nova Iorque, Embaixador Pedro Comissário, destacou que a partilha experiências entre as delegações moçambicana e suiça constutui uma evidência dos excelentes e sólidos laços históricos e de amizade, solidariedade e cooperação a nível bilateral e multilateral, bem como “uma plataforma de colaboração para o cumprimento dos mandatos dos seus governos no Conselho de Segurança”.

 

A Representante da Suíça na organização mundial, Embaixadora Pascale Baeriswyl, afirmou que Moçambique é dos países com os quais a confederação helvética possui uma longa cooperação, nos vários domínios.

 

O seminário, que também contou com a participação da Directora Executiva do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Karin Landgern, enquadra-se na preparação dos dois anos de mandato que ambos países vão cumprir no Conselho de Segurança da ONU, a partir do dia 01 de Janeiro de 2023. (UCI)