Agri

Comunicado da Embaixada de Moçambique em Washington, 10 de Março: Teve lugar no dia 08 de Março de 2016, nas instalações do Banco Mundial, a celebração do Dia Cultural de Moçambique, uma iniciativa da Constituência de África, Grupo I, na qual o nosso país faz parte. A Embaixada da República de Moçambique em Washington, D. C. foi a primeira a aderir a esta iniciativa.

O objectivo do evento foi, por um lado, dar a conhecer e divulgar as oportunidades, potencialidades, cultura e cozinha moçambicanas junto dos diversos sectores do Banco Mundial, na perspectiva de que, sendo difícil simultaneamente fazer deslocar ao país os funcionários e dirigentes do Banco Mundial, levou-se Moçambique para junto deles; por outro lado, tratou-se de uma forma de exercer a diplomacia cultural aproximando as instituições de Bretton Woods ao país, que neste momento ocupa um lugar de destaque no concerto das nações. Assim, o principal Restaurante nas instalações do Banco mundial serviu comida moçambicana ao almoço, preparado por um cozinheiro moçambicano, foi rodado um DVD sobre o turismo e outro sobre o Parque Nacional da Gorongosa, foram expostos materiais de promoção de investimento e turismo bem como peças de arte da Embaixada.
O evento, muito concorrido, contou com a presença de Sua Excelência o Embaixador Carlos dos Santos, do Director Executivo para a Constituência de África, Grupo I, Louis Rene Peter Larosse, membros do Corpo Diplomático, amigos de Moçambique, Vice- Presidentes do Grupo Bretton Woods, Directores Executivos de outras constituências, funcionários do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, IDA, MIGA e demais convidados.
Tratando-se de uma primeira iniciativa do género realizada pelo Banco Mundial, a opinião dos vários intervenientes é de que o evento foi um sucesso, demonstrado pelas salas completamente cheias, colocando a fasquia bastante elevada para os países que irão realizar eventos similares. (EMBAMOC, WASHINGTON, DC)