Agri

ministro parlamento noticiaministro parlamento noticiaAo discursar na Assembleia da República, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, assegurou que o Governo de Moçambique vai prestar toda assistência humanitária aos cidadãos moçambicanos deslocados no Malawi.

 

“A componente humanitária não deve, não pode e não será negligenciada. Daí que todas acçõe que fiz referência e outras que continuam a decorrer e, de acordo com a dinâmina da situação, estamos preparados para outros passos eventualmente mais ousados”, enfatizou.


Defendeu com firmeza que “a componente humanitária sobrepõe-se sempre”, estando acima da presumível categoria do moçambicano albergado no Malawi. Por isso, acrescentou, “todas as pessoas que estão ali (no cento de Kapesi), independentemente da sua proveniência, presumida ou real, estão a ter igual tratamento. Estão a ter habitação, alimentação, assistência médica, evidentemente nas condições possíveis”.

 

No decurso da sua intervenção feita na manhã do dia 3 de Março, em resposta à pergunta de um deputado, o Ministro Baloi garantiu também que os moçambicanos deslocados para o Malawi não estão abandonados. “Estas pessoas nã estão abandonadas, como acabo de referir, e pode ser constatado com visitas ao terreno e o Governo não se limitou a ir ao Malawi para constatar e fazer o uso político desse facto. O Governo foi também as zonas de origem. Porque para se ter uma imagem completa é necessário ter as duas faces da moeda, é preciso ter-se o quadro completo” afirmou.

 

Clarificou que a intenção do Governo é de garantir que as populações regressem ao país e de forma voluntária, às suas zonas de origem, ou de preferência e que continuem a exercer as suas actividades, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento do país. (UCI)