Agri

angola botswanaangola botswanaAngola e Botswana, dois membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, aderiram à Missão de Estado de Alerta da SADC de apoio à República de Moçambique no combate ao terrorismo no nosso país.


De acordo com a ANGOP, a agência angolana de notícias, a Assembleia Nacional de Angola aprovou, no dia 27 de Julho corrente, o envio de vinte militares angolanos para essa missão, enquanto que o Botswana, segundo um comunicado de imprensa da presidência tswana, destacou, no dia 26 de Julho, um contigente de duzentos miltares “para combater a ameaça do terrorismo e actos de violência extrema em Cabo Delgado”.

 

Ao despedir-se do militares tswanas destacados para o nosso país, o Presidente do Botswana e do Orgão da Política, Defesa e Segurança da SADC, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, reafirmou o compromisso do seu país no estabelecimento da paz regional e internacional, posição ilustrada pala participação tswana nos contigentes de paz das Nações Unidas em Moçambique, Somália e Ruanda.

 

Discursando no parlamento de Angola, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, informou, na ocasião, que a componente angolana, composta por 20 militares, inicia a sua missão em Moçambique a partir do dia 06 de Agosto.

Adiantou que nessa operação de três meses de duração, Angola participa com dois oficiais no Mecanismo de Cooperação Regional (RMC), oito oficiais no Comando da Força e 10 tripulantes para aeronave de Projecção Aérea Estratégica do tipo IL-76. (UCI)