Agri

Ministra Verónica Macamo na audiência de cortesia que concedeu ao Representante Especial da Missão da Força de Estado de Alerta da SADC para MoçambiqueMinistra Verónica Macamo na audiência de cortesia que concedeu ao Representante Especial da Missão da Força de Estado de Alerta da SADC para MoçambiqueA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, transmitiu calorosas saudações de boas vindas à Missão da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) destacada para Moçambique.


Em audiência de cortesia concedida em Maputo, na manhã de quinta-feira, dia 22 de Julho corrente, ao Representante Especial da Missão da Força de Estado de Alerta da SADC para Moçambique, Mpho Molomo, a Ministra Macamo realçou a importância do apoio da SADC no combate ao terrorismo no território moçambicano.

 

A Missão da Força em Estado de Alerta, considerou a Ministra Macamo, traz esperança de ver concretizada a vontade dos líderes da SADC de resolver o problema do terrorismo em Cabo Delgado e em toda região. “Gostaríamos de dizer que o governo de Moçambique vai colaborar em tudo que for necessário para o sucesso da missão”, garantiu.


Por seu lado, Mpho Molomo, reafirmou o compromisso da SADC prestar todo o apoio necessário ao Governo moçambicano para eliminar a ameaça terrorista e a violência extrema que grassa no nosso país, tendo realçado que a SADC entende que a instabilidade em Moçambique pode desestabilizar toda região Austral.


“Estamos aqui a convite do Governo de Moçambique, com vista a expressar a nossa solidariedade, como SADC, e operacionalizar a Missão e o pacto de defesa comum de que um ataque a um (membro) é um ataque a todos” enfatizou.


A vinda de Molomo, do Botswana, para dirigir, em Maputo, o escritório da missão desta organização regional, ocorre na sequência da entrega de instrumentos legais que a autorizam a operar em Moçambique.


De acordo com um comunicado de imprensa emitido sábado, dia 17 de Julho, em Gaberone, capital do Botswana, a Secretária Executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, "apresentou instrumentos de autoridade para a implantação da Missão da Força em Estado de Alerta da SADC para a República de Moçambique, marcando assim um passo importante no esforço regional de combate ao terrorismo e ao extremismo violento na zona norte de Cabo Delgado".

 

"A Drª. Tax apresentou”, sublinha o comunicado, “os instrumentos de autoridade, tal como foi decidido pela Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC ao comandante da Missão da SADC em Moçambique", o sul-africano Major General X. Mankai

Este anúncio foi feito três semanas depois da decisão do envio da missão da SADC a Moçambique ter sido tomada pela Cimeira Extraordinária da SADC, realizada em Maputo, no passado dia 23 de Junho. (UCI)