Agri

À esquerda, oPresidente Filipe Nyusi e à direita o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony  BlinkenÀ esquerda, oPresidente Filipe Nyusi e à direita o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony BlinkenO terrorismo e as suas consequências foi um dos temas da conversa telefónica do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, com o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony J. Blinken, tendo o governante americano evidenciado o compromisso conjunto de combater esse flagelo.


Durante a conversa, ocorrida na quarta-feira, dia 14 de Julho, o Presidente Nyusi sublinhou a necessidade do apoio humanitário aos deslocados moçambicanos, destacou o empenho e o apoio da SADC e do Ruanda no combate ao terrorismo em Moçambique e descreveu o processo de Desearmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) em curso.

 

Foram também assuntos do diálogo, o funcionamento da Agência de Desenvolvimento Integrado (ADIN), o desenvolvimento do compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC) e a actual situação da COVID-19 em Moçambique.
Em relação à pandemia, o Secretário de Estado americano realçou o apoio dos EUA aos esforços moçambicanos de combate à COVID-19, baseando-se nos investimentos americanos de longa data no sector de saude moçambicano.

 

Fizeram também parte da conversa, as mudanças climáticas, o comércio e investimentos e questões relacionadas com formação, desenvolvimento, estabilidade, respeito pelos direitos humanos e reforço da democracia, assuntos que levaram o Secretário Blinken a expressar o desejo de uma maior colaboração americana no desenvolvimento económico e governação no nosso país. (UCI)