Agri

oldemiro hora do governooldemiro hora do governoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, afirmou que um dos grandes desafios no domínio da cooperação é a diplomacia económica, pois a disputa na busca de recursos está cada vez mais acentuada.

 

“No domínio da cooperação assume o papel preponderante a diplomacia económica. Nós temos que buscar recursos, como sempre tivemos que o fazer, mas a medida que as necessidades aumentam, a capacidade de os ir buscar também tende a aumentar, porque a competitividade na busca de recursos é muito grande”, explicou ao ser entrevistado no programa “A Hora do Governo” da Televisão de Moçambique (TVM).


Realçou a necessidade de preservar as boas relações de amizade com os parceiros de cooperação. “Em relação aos parceiros procuramos estabelecer com eles excelentes relações, procuramos garantir que as regras de relacionamento internacional - a questão da igualdade entre Estados, a questão das interferências nos assuntos internos, a recuprocidade, entre outros - estejam presentes e nesse sentido manifestamos um grande apreço pelos parceiros internacionais”, sublinhou.

 

Baseando-se no mote da política externa moçambicana, “fazer mais amigos e promover mais parcerias”, defendeu que a tarefa é de garantir, nos planos bilateral e multilateral, o avanço da nossa agenda de paz, estabilidade e harmonia com o os Estados, apesar da diferença de interesses prevalecentes no mundo.

 

No final da entrevista, o Ministro Oldemiro Baloi considerou que “Moçambique é um caso de sucesso e os casos de sucesso são raros”, realçando assim a necessidade de se preservar a boa imagem do país no plano internacional. (GI)