Agri

federica mogherini mozambique obaloifederica mogherini mozambique obaloiA Alta Representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Segurança, Federica Mogherini, afirmou que Moçambique é visto no mundo, em particular na Europa, como uma história de sucesso no que diz respeito à reconciliação nacional e empenho no processo de paz e diálogo.

 

Em declarações à imprensa após ter mantido conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, a governante europeia elogiou o nosso país pelo papel de liderança que desempenha na região da África Austral.

 

Por seu lado, o Ministro Baloi declarou que Moçambique e a União Europa estão em busca de uma cooperação mais dinâmica. “Avaliamos a nossa cooperação para perceber como torná-la mais dinâmica de modo a estar a altura de responder aos desafios crescentes que o mundo tem vindo a colocar” explicou após o encontro com a visitante europeia, ocorrido na tarde de quarta-feira, dia 24 de Fevereiro corrente, em Maputo.

Enfatizou que o financiamento concedido a Moçambique pela União Europeia, no valor de 721 milhões de euros até 2020, será aplicado em diversas áreas, nomeadamente a governação, agricultura, nutrição, energia, construção de estradas, entre outros sectores.
A Alta Representante da União Europeia disse que a visita à Moçambique serviu também para preparar a ida do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, à sede da União Europeia, em Bruxelas.

“A nossa reunião, hoje, foi muito útil, muito construtiva e muito produtiva. E, muito importante para a União Europeia, especialmente considerando o facto de estarmos a espera de receber o Presidente – Filipe Nyusi – dentro de dois meses em Bruxelas” realçou a Vice-Presidente da Comissão Europeia.
Entretanto, ao ser recebida em audiência pelo Presidente Nyusi um pouco antes de terminar a sua visita de dois dias ao nosso país, Mogherini reiterou o compromisso da União Europeia em continuar a ter Moçambique como verdadeiro parceiro de cooperação em diversas áreas. (GI)