Agri

mothetjoa metsingmothetjoa metsingO Vice-Primeiro Ministro do Reino do Lesotho, Mothetjoa Metsing, apresentou, na manhã de quinta-feira, dia 25 de Fevereiro corrente, o ponto de situação do seu país ao Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, que é também Presidente do Orgâo da SADC para Cooperação Política, Defesa e Segurança.

 

 

Em declarações à imprensa no final da audência concedida pelo Presidente Nyusi ao governante suto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, explicou que o encontro segue-se à publicação do relatório da comissão de inquérito que a SADC realizou sobre o Lesotho e à implementação do roteiro relativo às reformas em curso naquele país.

Graças ao cumprimento das recomendações do Orgão da SADC constantes nesse relatório a situação político-militar no Lesotho está a voltar à normalidade, assegurou o Ministro dos Negócios Estrangeiros suto, Tlhaneg Sekhmane.

Por essa razão, explicou o Ministro Sekhmane, a delegação suto chefiada pelo Vice-Primeiro Ministro deslocou-se a Maputo para agradecer ao Presidente Nyusi pelo trabalho efectuado para a reconciliação do Lesotho. Sublinhou que ‘’graças a essas intervenções estamos a caminhar para a retirada do nosso país da lista dos mais conflituosos ao nível da SADC, e isso é bastante importante para nós’’. (UCI)