Agri

Vice-Ministro Manuel Gonçalves na audiência virtual concedida à Embaixadora Regional para a África Subsahariana da COP26, Janet RoganVice-Ministro Manuel Gonçalves na audiência virtual concedida à Embaixadora Regional para a África Subsahariana da COP26, Janet RoganO Governo de Moçambique reafirmou o seu compromisso de participar como protagonista activo na gestão do impacto de mudanças climáticas no país e na região da África Austral.

De acordo com o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, o envolvimento moçambicano gira em torno do seu empenho em enfrentar quatro desafios principais, nomeadamente: a mitigação, adaptação e resiliência, financiamento e formação.

 

O Vice-Ministro Gonçalves teceu estas considerações ao conceder uma audiência virtual à diplomata britânica Janet Rogan, Embaixadora Regional para a África Subsahariana da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), ocorrida em Maputo, na tarde de quarta-feira, dia 12 de Maio corrente.
Por seu lado, a Embaixadora Rogan classificou de boa notícia a intenção do Governo de Moçambique criar o Centro de Operações Humanitárias, de Emergência e de Resiliência da SADC em Nacala, província de Nampula.

 

Ela augurou que com a abertura em Nacala daquele centro regional de mitigação de desastres naturais, Moçambique vai fortalecer o seu papel de líder da SADC na gestão do impacto de mudanças na região da África Austral.

 

A troca de impressões decorreu no decurso da visita virtual que a Embaixadora Janet Rogam efectuou à Moçambique, no âmbito da preparação da COP26, que terá lugar na cidade de Glasgow, Escócia, de 1 a 12 de Novembro de 2021, à qual Moçambique irá participar. (UCI)