Agri

Presidente Nyusi testemunha a inauguração da Ponte de Kazungula, que liga a Zâmbia e o BotswanaPresidente Nyusi testemunha a inauguração da Ponte de Kazungula, que liga a Zâmbia e o BotswanaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que a Ponte de Kazungula, sobre o Rio Zambeze, ligando a Zâmbia e o Botswana, inaugurada na segunda-feira, dia 10 de Maio corrente, veio remover as barreiras físicas da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e consolidar a conectividade regional.


O Chefe de Estado moçambicano que falava na cerimónia de inauguração da ponte, em Kazungula, Zâmbia, explicou que foi nesta visão que a SADC embarcou na construção de infraestruturas económicas e tecnológicas nacionais que tenham impacto na integração regional e que facilitam a interconexão entre os países membros, uma visão patente no plano director de integração regional.

 

Para Nyusi, Presidente em exercício da SADC, a infraestrutura não só materializa o sonho de integração regional, inserida na visão do desenvolvimento de infraestruturas, mas também viabiliza o movimento de pessoas e bens, incrementando as trocas comercias.

 

“A partir desta ponte, podemos chegar a qualquer porto da SADC, como Beira, Nacala, Walvis Bay, Durban, entre outros, facto que concretiza o sonho de conectividade da África Austral em particular e da África no geral” disse o Presidente da República. Acrescentou que os países que usam o corredor norte-sul da região como a República Democrática de Congo, a Namíbia, o Zimbábwe, Botswana, Zâmbia, entre outros, irão beneficiar do fluxo motivado pela ponte, tendo em conta que antes a travessia era feita por duas balsas.

 

A imponente infraestrutura erguida sobre o Zambeze, avaliada em 230 milhões de dólares norte americanos, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelos governos da Zâmbia e do Botswana, bem como a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), dispõe de 923 metros de comprimento.

 

Além do Presidente Nyusi, estiveram presentes na inauguração da ponte os seguintes Chefe de Estado e de Governo da SADC: da Zâmbia, Edgar Lungu, co-anfitrião do evento, do Botswana, Moghkwetsi Masisi, co-organizador da cerimónia; da República Democratica do Congo, Felix Txhisekedi, e do Zimbabwe, Emerson Mnangagwa.
Participaram também do evento o Vice-Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, o Primeiro-Ministro do Reino de Eswatini, Themba Massouko, a Secretária Executiva da SADC, Stergomena Laurence Tax, e a Alta Comissaria da África do Sul no Botswana, Rosemary Machava. (UCI)