Agri

A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, particiou na reunião ministerial por ocasião do 50º aniversário de criação da Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizada na quarta-feira, dia 24 de Fevereiro de 2016, em Nova Iorque, nos Estados Unidos de América.


Na reunião, os ministros apresentaram propostas sobre o papel do PNUD na implementação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. A expectativa do PNUD era gerar entendimento comum sobre os maiores desafios e oportunidades.

O evento, estruturado em sessões plenárias e temáticas, abordou temas como a erradicação da pobreza, protecção do planeta sustentando o desenvolvimento, eliminação da violência construindo a paz e gestão de risco.

Importa referir que a cooperação entre Moçambique o PNUD foi firmada pelo acordo-base, assinado em 1976 e que, através do qual, o país beneficia de assistência em vários programas, com enfoque para a áreas de governação, pobreza, ambiente e prevenção de crises, questões de género e combate ao HIV.

Para participar neste evento, considerado uma ocasião para celebrar a trajectória da PNUD e perspectivar o futuro do desenvolvimento global, foram convidados todos Estados membros da ONU.