Agri

Ministra Verónica Macamo em audiência com o Vice-Presidente do Parlamento Pan-Africano, Chief  Fortune CharumbiraMinistra Verónica Macamo em audiência com o Vice-Presidente do Parlamento Pan-Africano, Chief Fortune CharumbiraA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, acolheu a solicitação de apoio de Moçambique à candidatura ao cargo de Presidente do Parlamento Pan-Africano do Deputado da República do Zimbabwe, Chief Fortune Charumbira.

 

O pedido foi transmitido durante a audiência que a Ministra Macamo concedeu, na tarde de quinta-feira, dia 29 de Abril corrente, ao deputado zimbabweano, que actualmente é Vice-Presidente do Parlamento Pan-Africano, eleito ao cargo em representação do grupo da SADC, na quinta legislatura daquela assembleia continental, realizada em Kigali, capital do Ruanda, em 2018.

 

Sedeado em Midrand, África do Sul, o Parlamento Pan-Africano é uma plataforma, de acordo com o Acto Constitutivo da União Africana, criada para “assegurar a participação total dos povos africanos no desenvolvimento e integração económica do continente”.

O parlamento é um dos cinco órgãos da União Africana, estabelecido à luz do Artigo 5 do Acto Constitutivo da União Africana, adoptado em Julho de 2000, em Lomé, capital do Togo. (UCI)