Agri

Presidente Nyusi discursa na 3ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do MARP, em videoconferênciaPresidente Nyusi discursa na 3ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do MARP, em videoconferênciaO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, fez uma descrição circunstanciada do progresso que Moçambique alcançou nos últimos três anos, nos domínios de democracia e governação política, gestão e governação económica, governação corporativa e desenvolvimento sócio económico.

 

Ao discursar na 30ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos Países Membros do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP), o Presidente Nyusi realçou o esforço contínuo dos moçambicanos, de 2018 a 2020, na consolidação da paz, edificação de um Estado de direito democrático e de justiça social.


Liderada pelo Presidente Cyril Ramaphosa da África do Sul, a cimeira, realizada em vídeo-conferência no dia 25 de Março corrente, apreciou e debateu os relatórios de avaliação da Libéria, do progresso de Moçambique e do Quénia e do turismo na Zâmbia.


Actualmente presidido pelo Presidente Ramaphosa, o MARP, criado em 2003, é um mecanismo de adesão voluntária estabelecido pelos países africanos para, a nível de chefes de Estado, avaliar de forma sistemática assuntos de governação, com o propósito de promover a estabilidade política no continente africano, bem como acelerar a integração sub-regional e continental, o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. (UCI)