Agri

Vice-Ministro Manuel Gonçalves no momento da gravação da mensagem de felicitação alusivo ao aniversário da IORAVice-Ministro Manuel Gonçalves no momento da gravação da mensagem de felicitação alusivo ao aniversário da IORAO Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, exaltou a cooperação com a Associação de Países da Orla do Oceano Índico (IORA) no domínio da segurança marítima.


Em mensagem emitida por ocasião da celebração do 24º aniversário da IORA, o Vice-Ministro Gonçalves realçou que Moçambique tem colhido múltiplos benefícios da sua participação na organização, especialmente nos domínios da protecção e segurança marítima e da redução do risco de desastres naturais.

 

Moçambique é membro fundador da IORA, uma associação intergovernamental criada a 7 de Março de 1997. Actualmente presidida pelos Emiratos Árabes Unidos, ela é constituída por 23 países de África, Ásia, Oceânea, Europa e Médio Oriente. O seu 24º aniversário é celebrado este ano a 25 de Março, a partir das Ilhas Maurícias, país sede da organização.

 

O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação considerou que a celebração do aniversário da IORA sirva como uma ocasião de reflexão sobre os desafios com vista o reforço da cooperação intra-IORA, particularmente nos sectores da segurança marítima e da gestão de risco de desastres naturais, num contexto em que Moçambique enfrenta o impacto combinado da violência resultante do efeito das mudanças climáticas. (UCI)