Agri

Ministra Macamo na Reunião Ministerial da Toika da SADCMinistra Macamo na Reunião Ministerial da Toika da SADCA reunião Ministerial da Troika da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada na sexta-feira, dia 12 de Fevereiro corrente, endossou a proposta de adiamento da Cimeira Extraordinária da SADC, inicialmente prevista para o mês de Março, para Maio ou Junho de 2021.


Esta deliberação foi tomada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Troika, composta por Moçambique, Malawi e Tanzânia, depois de debate de cerca de meia hora em vídeo-conferência, na sequência das recomendações da reunião do Comité de Ministros de Saúde da SADC, ocorrida a 29 de Janeiro último, que sugere o adiamento de reuniões presenciais no seio desta organização regional. Os ministros de Saúde não só propuseram novas datas da cimeira como também sugeriram que ela decorra em formato virtual, se a pandemia do COVID-19 piorar, propostas aceites pela Troika.


No discurso da sessão de abertura da reunião da Troika, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Presidente do Conselho de Ministros da SADC, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, realçou que “sem dúvidas este é um momento que desafia as lideranças dos nossos países a articularem-se de modo a controlarem cada vez mais a propagação da COVID-19, tendo em linha de conta que precisamos de encontrar soluções para os desafios que esta pandemia nos coloca”. (UCI)