Agri

Legenda: Presidente da República ao apresentar o informe sobre o Estado Geral da Nação à Assembleia da RepúblicaLegenda: Presidente da República ao apresentar o informe sobre o Estado Geral da Nação à Assembleia da RepúblicaNo seu informe sobre o estado da Nação, proferido na quarta-feira, dia 16 de Dezembro corrente, na Assembleia da República, em Maputo, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, realçou que, ao longo de 2020, o Governo de Moçambique continuou a fortalecer a diplomacia económica para assegurar a mobilização de investimentos. Segue-se o excerto do discurso sobre política externa. 

 

“Continuamos a fortalecer a nossa diplomacia económica, assegurando a mobilização de investimentos para o desenvolvimento das áreas prioritárias de crescimento, com o destaque para a nossa participação: 

(i) Na Cimeira de Investimento entre o Reino Unido e África

(ii) No “Fórum dos Líderes”, organizado pelo Conselho Corporativo para África (CCA), onde mobilizamos o empresariado americano e de outros países de África para investir nos sectores estratégicos da nossa economia. 

 

Impulsionamos parcerias económicas sendo de destacar: 

(i) Acordo de Parceria Económica entre a União Aduaneira da África Austral (UAAA/SACU); Moçambique e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (RU);  

(ii) Acordo Preferencial de Moçambique com Indonésia e Malawi; e 

(iii) A aprovação da pauta negocial, contendo produtos pesqueiros, agrícolas, mineiros e manufacturados, que poderão ser importados com tratamento preferencial.  

 

Acolhemos, este ano, a Presidência Rotativa da SADC, num ano em que esta agremiação regional se concentra na promoção da paz, segurança e desenvolvimento da população da África Austral. 

Participamos em sete importantes reuniões concernentes à matérias de defesa ao nível da CPLP, SADC e UA, entre eventos presenciais e com recurso às tecnologias de informação.  

 

Vale a pena destacar, a nossa participação na Cimeira Global sobre as Vacinas de 2020, sob os auspícios de “Vaccine Alliane and Immunisation”, onde consolidamos o compromisso do Governo moçambicano em assegurar o acesso universal das populações às vacinas e mobilizamos apoios para o país, para podermos responder à pandemia da COVID-19.”