Agri

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências pela morte do Dr Eduardo José Bacião Koloma, Embaixador de Carreira e antigo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, ocorrida na quarta-feira, vitima de doença.


Na sua mensagem, o Chefe do Estado afirma que a República de Moçambique perde um dos seus melhores filhos, da geração pioneira da luta de libertação nacional, fundadora da nação moçambicana independente e percursora da diplomacia de Moçambique como país livre.
“O seu nome está intimamente ligado à história da diplomacia moçambicana desde a independência. Licenciado, mestrado e doutorado em direito internacional pela Universidade Karl Marx, em Leipzig, República Democrática Alemã, o Dr. Koloma notabilizou-se como jurista ao serviço da jovem nação moçambicana, integrante de um selecto grupo de moçambicanos que deram forma ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, ao qual serviu como proeminente assessor jurídico”, afirma o Presidente Nyusi na sua mensagem.
Para o estadista, o Dr. Koloma não só participou activamente na concepção da arquitectura jurídica nacional, como também contribuíu na configuração do direito internacional, mormente na área do mar, na passagem como dirigente, por onze anos, da Direcção dos Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros
“Nesta hora de tristeza, em nome do povo e do Governo de Moçambique e no meu próprio, endereço as mais sentidas condolências à família enlutada, sobretudo à viúva, Senhora Judite Fernando Xavier Guila Koloma e aos seus três filhos”, diz ainda a mensagem do Presidente da República. (GPR)