Agri

Ministra Verónica Nataniel Macamo Dlhovo e o homólogo da Finlândia, Ville SkinnariMinistra Verónica Nataniel Macamo Dlhovo e o homólogo da Finlândia, Ville SkinnariA Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, recebeu uma carta-convite formal para uma visita oficial do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, a Finlândia em Junho próximo, num encontro que manteve com o Ministro finlandês da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Externo, Ville Skinnari, em Maputo, na quinta-feira, 27 de Fevereiro.

 

No encontro, a Ministra Verónica Macamo, manifestou o desejo de expandir a cooperação com aquele país europeu, especialmente nos domínios da agricultura, agro-processamento, indústria e pesca, por considerar que vão resultar no desenvolvimento económico e social do país.

 

Ministra Verónica Nataniel Macamo Dlhovo  ao receber a carta-convite para o Presidente da RepúblicaMinistra Verónica Nataniel Macamo Dlhovo ao receber a carta-convite para o Presidente da República“Dissemos que o desejo de Moçambique é de ver ainda mais expandidas as áreas de cooperação, que era necessário que a Finlândia pudesse olhar para as áreas de agricultura, indústria, pesca. Mas, também, falamos da necessidade de agro-processamento, porque a coisa mais difícil para um pobre é fome. A fome é o aspecto mais degradante da pobreza”, afirmou. 

Os governantes concluíram que as relações entre os dois países são excelentes e realçaram a na necessidade de elevar as relações económicas e empresariais para níveis mais altos.

 

O encontro decorreu no quadro da visita de três dias que o governante finlandês efectuou ao país de 26 a 28 de Fevereiro, com o objectivo de reforçar as relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países e povos. (UCI)