Agri

A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, chefiou a delegação moçambicana que participou na 12ª Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), realizada no domingo dia 07 de Julho corrente, em Niamey, República do Níger. A governante participou na reunião em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

 

Na conferência, que conscidiu com o primeiro aniversário da assinatura do acordo que estabelece à Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), os Chefes de Estado e de Governo efectuaram o lançamento da fase operacional do Mercado Interno Africano. Decidiram, igualmente, que Gana vai acolher o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana e reforçaram os mecanismos da implementação da Agenda 2063 da UA.


Com a participação na reunião, Moçambique pretendia acompanhar o desenvolvimento, bem como avaliar o grau de implementação e execução de políticas, projectos e programas continentais acautelando os interesses nacionais.


Em Niamey, a Vice-Ministra Maria Manuela Lucas reafirmou o compromisso do país em relação aos objectivos da Zona de Comércio Livre Continental Africana e acompanhar os progresso registados para a criação da mesma.
No dia 08 de Julho, a governante moçambicana participou na Cimeira de Coordenação entre a União Africana e as Comunidades Económicas Regionais, naquele país africano.


Integraram na delegação da Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Júlio Pio e a Embaixadora de Moçambique na Etiópia e Representante Permanente na União, Africana Albertina Domingos Mac Donald. (UCI)