Agri

Presidente da República no cerimonial de partida a PortugalPresidente da República no cerimonial de partida a PortugalO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efectua de 02 a 08 de Julho de 2019, uma visita de Estado à República Portuguesa, em resposta ao convite formulado pelo Presidente daquele país, Marcelo Rebelo de Sousa.


Falando após a partida do Presidente Nyusi, a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, disse que a agenda do Presidente da República aponta para uma maior dinamização da diplomacia económica, sobretudo com o sector privado de ambos países.


“Nós queremos dinamizar agora a parte da diplomacia económica, sobretudo com o sector privado moçambicano e português”, vincou a Vice-Ministra, realçando que o Presidente Nyusi faz-se acompanhar de uma “grande” delegação empresarial. “Então, é uma agenda económica”, sumarizou.
Em Lisboa, o Chefe de Estado mamteve encontro com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa e vai manter encontros com o Primeiro-Ministro, António Costa, e participar na 4ª cimeira bilateral Moçambique -Portugal, onde os governos dos dois países deverão assinar 13 instrumentos jurídicos para reforçar as relações bilaterais em diversas áreas.


O Presidente Nyusi vai também dirigir um encontro com a comunidade moçambicana residente em Portugal; proceder a abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Portugal e visitar empreendimentos de interesse económico e social. (UCI)

A visita do Chefe do Estado moçambicano, inscreve-se no quadro da consolidação e aprofundamento das relações de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e Portugal nos domínios bilateral e multilateral, e constituirá uma oportunidade para os dois países avaliarem o grau de implementação do PEC 2017-2021, e das decisões da III Cimeira Bilateral, assim como definirem estratégias para o reforço das relações políticas, económicas e empresariais.


Durante a sua estadia naquele país, o Presidente Nyusi irá manter conversações oficiais com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa; com o Primeiro Ministro, António Costa; assim como participar na IV Cimeira Bilateral Moçambique-Portugal, e na II Edição do EuroAfrica Forum, onde será o orador principal.
Ainda neste país, o estadista moçambicano irá dirigir um encontro com a comunidade moçambicana residente em Portugal; proceder a abertura do Fórum Empresarial Moçambique-Portugal, bem como testemunhar a assinatura de 13 instrumentos jurídicos em áreas de interesse comum nos vários sectores, para além de visitar empreendimentos de interesse económico e social.


Nesta deslocação, o Presidente da República far-se-á acompanhar pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco; do Interior, Jaime Basílio Monteiro; da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa; Vice-Ministros dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando; da Saúde, João Leopoldo da Costa; Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Portuguesa, Joaquim Bule; Deputados da Assembleia da República; Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado, e de uma delegação empresarial moçambicana. (GI)