Agri

Ministro José Pacheco ao rubricar Emendas de Acordos de Cooperação com a Directora da USAID em Moçambique, Jennifer AdamsMinistro José Pacheco ao rubricar Emendas de Acordos de Cooperação com a Directora da USAID em Moçambique, Jennifer AdamsMinistro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, manifestou satisfação com o estágio da cooperação entre Moçambique e os Estados Unidos de América.


“Ao longo do ciclo de governação prestes a terminar, testemunhamos com enorme satisfação que as nossas relações bilaterais continuaram a registar uma evolução positiva” disse o Ministro Pacheco, na sexta-feira, dia 17 de Maio, na cerimónia de assinatura de Emenda a três acordos de cooperação com a Directora da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos da América (USAID) em Moçambique, Jennifer Adams.
Foram rubricadas as emendas dos acordos referentes ao Crescimento Económico Acelerado de Base Ampla e Resiliente; à Qualidade da Educação Melhorada; e à Situação de Saúde melhorada de Grupos Populacionais em Áreas -Chave.


O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação revelou que através dos instrumentos jurídicos rubricados haverá um incremento do financiamento dos acordos num valor globar de 77 921 462 milhões de dólares norte-americanos, bem como a prorrogação do prazo de vigência dos acordos por um período de dois anos, passando de 30 de Setembro de 2019, para 30 de Setembro de 2021.


“Estes instrumentos atestam, uma vez mais, as excelentes relações de cooperação bilateral existentes entre os dois países e constituem uma contribuição valiosa para a promoção do desenvolvimento económico e social sustentável de Moçambique”. (UCI)