Agri

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, anunciou em Maputo, que já estão criadas as condições logísticas e de segurança para receber o Papa Francisco em Setembro próximo, em Moçambique. O Ministro referiu que a vinda do Papa ao país vai reforçar a cooperação com o Vaticano que, actualmente, tem maior incidência nos sectores da educação e saúde.


“O programa é manter essas relações que o Vaticano presta a estes dois sectores sociais importantes. O Vaticano tem alguma experiência pelo mundo no sector de segurança alimentar e nutricional, daí que está em carteira a exploração de formas de poder cooperar também na área da agricultura”, disse Pacheco, minutos após o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter recebido no seu gabinete as cartas credenciais do arcebispo Piergiorgio Bertoldi nomeado pelo Vaticano para o cargo de núncio apostólico em Moçambique.


Sobre a cooperação nas áreas eleitas, o Ministro Pacheco disse que “a componente de formação e transferência de tecnologia são aquelas que poderão ser exploradas”.


Por sua vez, o núncio Piergiogio Bertoldi afirmou que duas equipas da Santa Sé e outra de Moçambique já estão a trabalhar nos assuntos relativos a segurança em virtude da visita do Papa ao país. Refira-se que, o Presidente da República Filipe Nyusi convidou o Papa Francisco a visitar Moçambique durante a sua deslocação ao Vaticano em Setembro do ano passado. (AIM)