Agri

Ministro José Pacheco discursando no Conselho CoordenadorMinistro José Pacheco discursando no Conselho Coordenador“Os debates e as deliberações foram conduzidos num espírito de isenção e abertura, em que vincamos e renovamos a nossa determinação de prosseguir com uma diplomacia mais proactiva, tanto ao nível bilateral como multilateral” disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Coopereção, José Pacheco, no encerramento do nono Conselho Coordenador do ministério que dirige, na sexta-feira, dia 10 de Maio do ano em curso.


“Do universo de orientações dadas por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, permitam-me ressaltar as 3 palavras-chave que deveremos levar em conta ao tomar diariamente as nossas decisões no trabalho: inovação, criatividade e proactividade” acrescentou.


O Ministro Pacheco afirmou que na reunião foi reafirmado o inequívoco compromisso de empreender e fortalecer as acções diplomáticas na defesa dos interesses Nacionais em sede do concerto das nações” acrescentou.
Na ocasião, o titular da pasta da diplomacia moçambicana reiterou a necessidade de se incentivar o profissionalismo, promovendo o espírito de trabalho orientado para resultados, de modo a assegurar a elevação dos níveis de produtividade laboral.


Segundo o Ministro José Pacheco, nono Conselho Coordenador realiza-se num momento em que decorre a preparação das Eleições Presidenciais, Legislativas e para as Assembleias Provinciais que, no âmbito do aprofundamento da descentralização e dos processos democráticos, emergem novos desafios políticos, económicos e sociais para os quais nos devemos preparar.


“Neste contexto, somos todos chamados a contribuir da melhor forma para uma transição adequada às exigências das mudanças que advirão deste processo de reforma legal e organizacional. As Missões Diplomáticas e Consulares têm a responsabilidade acrescida de garantir, junto dos nossos concidadãos na diáspora, a sua participação no recenseamento eleitoral e na votação, para que os moçambicanos residentes no exterior possam exercer o seu direito patriótico e cívico no próximo dia 15 de Outubro do ano em curso” realçou. (UCI)