Agri

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve na quarta-feira, 24 de Abril, no Palácio do Povo, em Beijing, um encontro bilateral com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.
Durante o encontro, o Presidente chinês falou das relações de amizade e cooperação existentes entre a China e Moçambique, e agradeceu ao Chefe do Estado moçambicano pela sua disponibilidade em participar no II Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, que decorreu na China de 26 a 27 de Abril.


Na ocasião, Xi Jin Ping endereçou os sentimentos de pesar ao povo moçambicano pela catástrofe provocada pelo ciclone Idai e cheias, ocorrida na zona centro do País, concretamente, nas províncias de Manica, Tete, Sofala e Zambézia, e que causou vítimas humanas e destruição de infraestruturas.
Por sua vez, o Chefe do Estado moçambicano, afirmou estar feliz por ter sido convidado, e por entre vários países africanos mais uma vez figurar na prioridade para participar no II Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional.


“Nós estamos prontos para o Fórum e fazemos isso com muita consciência e teremos a oportunidade de participar nas mesas redondas para podermos pronunciar sobre a importância deste projecto para Moçambique, África e o mundo em geral”, afirmou o Presidente Nyusi.
O estadista moçambicano, aproveitou a ocasião para agradecer a indicação do antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, como Chefe da equipa do Instituto da China-África.
Em Beijing, o Chefe do Estado moçambicano manteve um encontro com Li Zhanshu, Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional e com a Directora-Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, com a qual discutiu vários aspectos da cooperação entre o país e aquela organização multilateral, Christine Lagarde, que disse estar impressionada com os progressos registados na governação Moçambique desde o último encontro que manteve com o Chefe do Estado em 2016.