Agri

A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas, pronunciou-se sobre o surto de Xenofobia que forçou centenas de estrangeiros a deixarem as suas casas e procurar abrigos seguros na esquadra ou mesquinta em KwaZulu-Natal, Durban, nos últimos dias de Março. “Até aqui não temos informação de nenhum moçambicano que tenha sido atacado, mesmo em termos de camionistas também não” assegurou a governante.


A Vice-Ministra Lucas acrescentou que o que está acontecer é preocupação também do Governo sul-africano, porque a Ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul convovou os embaixadores africanos e disse que o acto de violência não faz parte da política do sul africana. “A África do Sul sabe que muitos países da região é que o apoiaram na luta contra o apartheid”.
Disse que o Governo moçambicano está a acompanhar atentamente os acontecimentos através da Missão Diplomática em Pretória e do consulado em Johanesburg, que estão a seguir directamente este assunto. (UCI)