Agri

“Saudamos os dirigentes, quadros e funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) pelos serviços prestados ao país, a Moçambique e além fronteiras em prol do fortalecimento da nossa diplomacia, complementando os nossos esforços para o desenvolvimento sócio-económico nacional” disse o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.


O Chefe de Estado discursava na manhã de quinta-feira, dia 09 de Maio corrente, em Maputo, na cerimónia de abertura do nono Conselho Coordenador do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que decorre sobre o lema “Diplomacia Económica Reforçando a Projecção de Moçambique em Prol do Desenvolvimento Nacional”.
Na ocasião, o Chefe da diplomacia moçambicana desafiou o MINEC a elaborar estratégias claras conducentes à uma diplomacia moçambicana orientada para resultados que contribuam para o desenvolvimento sócio-económico nacional. “Queremos uma política externa mais acutilante em função dos grandes objectivos do país, que passam pelo desenvolvimento económico e social”, realçou.


O Presidente Filipe Nyusi disse que a situação económica que Moçambique atravessa actualmente remete o país à uma reflexão profunda de modo a encontrar as melhores estratégias para acelerar o passo rumo ao desiderato nacional que é a promoção do desenvolvimento sócio-económico de Moçambique. Referiu que a política externa moçambicana deve ter ambição de capitalizar a diplomacia para promover a agenda de desenvolvimento nacional, inserida na actual conjuntura da crise económica susceptível de provocar pouca procura de matérias-primas e induzir a retracção de investimentos.


“A situação económica do país e do mundo deve determinar a forma como a nossa diplomacia deve se posicionar no mundo para fazer face aos desafios actuais”, anotou.


O mais alto magistrado da nação moçambicana afirmou ainda, ser imperioso que o país encontre mecanismos pragmáticos para melhorar a sua inserção no ambiente internacional de negócios, viabilizando prioritariamente o interesse nacional, sobretudo a implementação da agenda nacional de desenvolvimento.


Nyusi exortou, igualmente, a todos os participantes do Conselho Coordenador do MINEC, incluindo chefes das missões diplomáticas e consulares, antigos dirigentes e convidados, a contribuírem com ideias novas de forma a melhorar cada vez mais o desempenho daquele sector.
“Estamos convencidos que as actividades e os temas a serem debatidos nesta reunião vão permitir uma reflexão sobre os desafios do sector no sentido de identificar os melhores caminhos que tornem a nossa diplomacia cada vez mais relevante e orientada para resultados”, afirmou.