Agri

Presidente da República ao receber Cartas Credenciais da Embaixadora do SeychellesPresidente da República ao receber Cartas Credenciais da Embaixadora do SeychellesO Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, recebeu na quarta-feira, dia 16 de Janeiro corrente, no Gabinete da Presidência da República, cartas credenciais de nove Embaixadores.
Trata-se de Embaixadores da Coreia, Canadá, Egipto, Brasil, Gana, Seychelles, Áustria, Paquistão e Gabão.


Em declaração à imprensa, minutos após o evento, o dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que os encontros incidiram sobre a intensificação da cooperação económica com os Governos e empresários dos países cujos chefes de missão diplomática e consular apresentaram as suas cartas credenciais.


Na ocasião afirmou que, com todos os nove países, Moçambique tem excelentes relações de solidariedade, amizade e cooperação bilateral. Quanto ao nível político e diplomático, tem avanços significativos, quer de consultas bem como de concertação para a região, continente e para matérias internacionais.


Falando no caso específico das Seychelles, o chefe da diplomacia moçambicana disse que face à sua proximidade, aliado ao facto de partilhar o Oceano Índico, há matérias que ambos os países podem explorar com maior profundidade.
A tónica geral é o país acelerar a cooperação económica, privilegiando as trocas comerciais e investimentos privados em Moçambique, nomeadamente a agricultura, energia, infraestruturas e turismo. (PR)