Agri

Ministro José Pacheco e homólogo tailandêsMinistro José Pacheco e homólogo tailandêsO Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, formalizou, em Bangkok, a isenção de vistos para os portadores de passaportes diplomáticos e de serviço, no quadro da visita à Tailândia, que teve lugar de 03 à 05 de Dezembro corrente.

Para o efeito, o Ministro José Pacheco e o homólogo tailandês, Don Pramudwinai, rubricaram dois instrumentos jurídicos, nomeadamente o Acordo de Isenção de Vistos para os portadores de passaportes diplomáticos e de serviço e o Memorando de Consultas Bilaterais.
Na capital tailandesa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação participou no Fórum Empresarial Moçambique-Tailândia e visitou Projectos de desenvolvimento rural e um empreendimento económico ligado à exploração e produção de gás natural.


Antecedendo a deslocação a Tailândia, o Ministro Pacheco visitou a Índia, onde manteve conversações com a Ministra indiana das Relações Exteriores, Shushma Swaraj, no âmbito da IV Sessão da Comissão Mista Intergovernamental para a Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural entre os Governos de Moçambique e da Índia.


No encontro, os governantes acordaram o aprofundamento da cooperação nos sectores comercial, de investimentos, das pequenas e médias empresas, da defesa e segurança interna e marítima, bem como da exploração dos recursos minerais e hidrocarbonetos.
De referir que em Nova Deli, o Ministro Pacheco proferiu uma palestra no Indian Council of Word Affairs, subordinado ao tema “Potencial da Cooperação Moçambique-Índia rumo a uma Parceria Bilateral Privilegiada” e participou no Fórum de Negócios entre os dois países.


O Ministro José Pacheco fez-se acompanhar por um grupo de empresários encabeçados pelo Confederação das Associações Económicas (CTA) e pela Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) e quadros dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Indústria e Comércio, da Economia e Finanças, das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, dos Recursos Minerais e Energia, da Saúde, da Ciência Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional. (UCI)