Agri

Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José PachecoMinistro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José PachecoMinistro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, desloca-se a Adis Abeba, República Democrática Federal da Etiópia, para participar da 11ª Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), sobre as reformas institucionais da organização de países africanos, de 17 e18 de Novembro corrente, em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.


Na cimeira, os chefes de Estado e de Governo vão debruçar-se sobre o processo de reforma institucional da União Africana e analisar os relatórios de Avaliação sobre as Parcerias Estratégicas da UA e do Presidente da Comissão referente aos Resultados da Sessão Extraordinária do Conselho Executivo sobre o Grupo dos Países da África, Caraíbas e Pacífico pós-2020.

 

Os governantes africanos irão também apreciar os progressos registados desde a implementação das reformas da União Africana em Janeiro de 2017, interpretar as principais recomendações das reformas, já consensualizadas, em decisões práticas e aprovar a implementação de medidas de reformas nos diversos domínios.


Moçambique participa nesta conferência com o objectivo de promover e defender os interesses nacionais no âmbito da materialização das reformas institucionais da UA, expressar o compromisso do país em relação aos nobres ideais da organização continental no quadro das reformas institucionais e fazer o acompanhamento dos progressos registados no âmbito das consultas sobre as Reformas Institucionais da União Africana.


A conferência será precedida pela 20ª Sessão Extraordinária do Conselho de Executivo da União Africana, que terá lugar de 14 a 15 de Novembro e da Sessão do Comité dos Representantes Permanentes da UA, realizada nos dias 12 a 13 do mesmo mês. (UCI)