Agri

Presidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional de MaputoPresidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional de MaputoO Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua de 13 a 15 de Novembro corrente, uma visita oficial ao Reino da Noruega, a convite da Primeira-Ministra daquele país, Erna Solberg. Falando a jornalistas na cerimónia de despedida do Chefe de Estado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, afirmou, na que a visita será marcada por vários momentos oficiais ao mais alto nível com destaque para os encontros com a Primeira-Ministra norueguesa, Erna Solberg, e o Príncipe herdeiro, Haakon.


O Ministro Pacheco disse que no quadro dos reforço da diplomacia económica moçambicana, terá lugar um fórum empresarial entre Moçambique e Noruega, orientado para a busca de parceria entre os empresários dos dois países. Vai decorrer igualmente um fórum dedicado aos direitos humanos, especificamente relacionado com a violência contra a mulher e criança.

 

O responsável pela pasta da diplomacia moçambicana referiu que a visita será uma oportunidade para Moçambique partilhar as suas experiências e colher as da Noruega e do mundo à volta das matérias ligadas ao combate à violência a mulher e criança.
Disse que constitui também uma oportunidade para o Presidente da República e os altos dirigentes do país europeu partilharem a visão e as perspactivas sobre a actual situação política e económica dos dois estados e das respectivas regiões.


Além de manter conversações oficiais com a Primeira-Ministra norueguesa, Erna Solberg e reunir-se em separado com Príncipe Herdeiro, Haakon, o Chefe de Estado vai manter encontros com a Presidente do Parlamento norueguês, Tone Wilhelmsen Tron, bem como interagir com a Comunidade Moçambicana residente naquele país, entre outros actores sociais e económicos.


O Presidente da República far-se-á acompanhar pela Esposa, Isaura Nyusi; pelos Ministros do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane; do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque; pela Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela Lucas e pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela. (JN)